sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasil disputa só com Madri sede das Olimpíadas em 2016

Ângela Kempfer

O Brasil está a um passo de ser sede das Olimpíadas em 2016. O resultado das primeiras votações foi divulgado em Copenhague, na Dinamarca. A cidade candidata, o Rio de Janeiro venceu de Tóquio e Chicago e agora só compete com Madri - Espanha.

As duas cidades foram definidas depois da terceira rodada de votação, A primeira a ser eliminada foi a cidade de Chicago – EUA, maior concorrente do Rio, conforme analistas antes da votação.

Depois Tóquio foi eliminada. O que fez a diferença, segundo jornalistas esportivos, foi a apresentação do material publicitário e das justificativas para que o Rio fosse a sede das competições.

O presidente Lula fez um discurso emocionado e vídeo produzido por Fernando Meirelles mostrou a alegria do povo nas ruas do Rio de Janeiro, com o slogan, em vários idiomas, "A paixão nos une", e um mosaico humano com os anéis olímpicos na beira da praia.
Além do governador e do prefeito do Rio, a velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008 na classe 470, com Fernanda Oliveira, defendeu a candidatura em nome dos atletas. Ressaltou a importância de Pelé para o esporte brasileiro e destacou Daniel Dias, multicampeão paraolímpico, e Barbara Leôncio, jovem promessa do atletismo, antes de passar a palavra para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o único a discursar em português, que caprichou no aspecto emocional em seu discurso.
“Para os outros, é apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. É um continente que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. Chegou a hora de corrigir esse desequilíbrio”, pediu Lula


No Rio de Janeiro, hoje é ponto facultativo, mas a população aguarda o resultado em evento público na praia.

O anúncio oficial será às 13h30, horário de Brasília.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial